sábado, 21 de julho de 2012

P389: JOSÉ DA SILVA GUERRA


            José da Silva Guerra, ex-1.º cabo radiotelegrafista, integrou a Companhia 2700, em Maio de 1971, vindo da CCS por razões disciplinares e tendo sido despromovido a soldado.

José Guerra

No Post 001 – A nossa Companhia – de 13 de Maio de 2007, o “alferes” Barata narra o seguinte:

“Em Março demos as boas-vindas ao 1.º Cabo Casimiro dos Santos Canelhas. Passou a pertencer à Companhia, a partir de Maio, o soldado José da Silva Guerra, vindo da CCS do Batalhão, ao mesmo tempo que o soldado José da Costa Marinho faz o sentido inverso, no que é acompanhado, em Agosto, pelo soldado Serafim Martins Marques Carneiro.”

                                                                                              
A história do José da Silva Guerra…

(Texto de António  Tavares)

“Era preciso reunir homens para ir à água a Duas Fontes/Bangacia.
O José S. Guerra recusou-se. Acto irreflectido na presença do Capitão e do Sargento de Dia.
O Capitão chamou o furriel e pôs-lhe o problema nestes termos: ou você participa a ocorrência ou o castigado é você.
Perante isto não havia outra alternativa… O furriel fez um escrito que originou a perda de divisas ao José S. Guerra”. Versão do furriel que me confirmou num dos nossos convívios.
O José da Silva Guerra esteve sempre em Galomaro. Era um bom técnico de transmissões e depois da punição (despromoção) ficou como adido à CCS e transferido, em Ordem de Serviço, para a C.Caç.2700. A gravidade da ocorrência obrigava a mudar de companhia. O crime: NÃO OBEDECEU A UMA ORDEM. Ainda houve mediações para atenuar o “crime” mas pouco valeram.
Há fotografias do Guerra sem e com divisas (foto).
O Guerra apareceu num dos nossos convívios. Eu nunca mais o vi desde Março/1972. Consta que já faleceu.

 Foto do pessoal de transmissões do Batalhão, em Galomaro, onde podemos ver em cima da esquerda para a direita o Marinho,  do Dulombi, Cruz, J. Ribeiro, Baltazar e JOSÉ S.GUERRA. Na mesma ordem em baixo vêem o Oliveira (morto na emboscada de Duas/Fontes), Saraiva, Serrano e Madeira.

Sem comentários: