segunda-feira, 8 de março de 2021

P808: ALÔ DAQUI FALA O LEMOS

  FEVEREIRO 2021

 

1 - Fernando Marques da Silva, ex-1.º cabo atirador do 4.º pelotão e com o n.º 68 da lista dos combatentes, reside no Caramulo.

No dia de seu aniversário – 2 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.

Confidenciou-me que há cerca de 10 anos foi submetido a um cateterismo, que não resultou. Então, teve que ser operado ao coração para colocar um bypass coronário. Desde então, tem seguido os conselhos médicos referentes a estes casos operatórios.

O Fernando, no seu tempo de juventude, foi cangalheiro – agente funerário e, no seu tempo, Caramulo era um centro ideal para tratar a tuberculose. Mesmo assim, como vinha gente de todo o País para esse fim, as mortes diárias eram muitas. O Fernando lembra-se de fazer por volta de 6 enterros por dia. Agora, diz ele, esse tempo voltou devido à pandemia que nos assola. No Caramulo e arredores a quantidade de óbitos iguala esses tempos passados!

 

2 - Albino Almeida Piedade, ex-1.º cabo atirador do 3.º pelotão e com o n.º 8 da lista dos combatentes, reside em Rio Maior.

No dia do seu aniversário – 4 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria da Luz.

O Albino, felizmente, desde o aniversário do ano passado, não retirou mais “peças” da “máquina”! Quanto ao rim que “desapareceu”, não conseguiu saber ainda como isso aconteceu. Há uma teoria: talvez tenha nascido sem ele! Outra teoria que o Piedade conta, é que o rim se desfez…com o esforço do trabalho, o que originou sangrar durante cerca de dois meses. Ou então, conta o Piedade, emigrou para outra parte do corpo!

Também relembro que o Piedade retirou o umbigo e a vesícula em 2019.

A D. Maria da Luz encontra-se bem de saúde, tendo recuperado muito bem da operação a que se submeteu (aneurisma cerebral).

 

3 - Belarmino Aquino Vaz Pereira, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 39 da lista dos combatentes, reside em Brest, França.

Aí reside com os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades. No dia do seu aniversário – 4 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Liliete. De quando em vez vem a Portugal. Este ano conta viajar até Portugal, em abril, se as condições relativas à pandemia covid 19 assim o permitir.

 

4 - Jorge Manuel da Silva Cunha, ex-1.º cabo auxiliar de enfermeiro e com o n.º 97 da lista dos combatentes, reside em Palmeira, Braga.

No dia do seu aniversário – 8 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está relativamente bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Conceição. O Jorge Cunha continua com a sua profissão de barbeiro, que muito o ocupa, principalmente aos Sábados, o dia preferido dos Palmeirenses para cortar o cabelo e fazer a barba.

Os problemas de saúde narrados no aniversário do ano passado estão a ser parcialmente ultrapassados, estando muito melhor. Continua a fazer exames periódicos.

 

5 - Fernando Martins Fernandes, ex-1.º cabo de reabastecimento de material e com o n.º 161 da lista dos combatentes, reside na cidade de Wiesbaden, Alemanha, onde tem os seus familiares e onde os seus filhos e netos já cimentaram as suas vidas profissionais e amizades.

De quando em vez vem a Portugal, visitar a sua terra natal: Silgueiros - Viseu. No dia do seu aniversário – 8 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima.

O Fernando é natural de S. Pedro de Merelim, Braga, e o Jorge Cunha é natural de Palmeira, Braga. Estas duas povoações ficam distanciadas 5,4 km. Interessante, porque o Jorge Cunha e o Fenando Fernandes nasceram no mesmo dia: 8 de fevereiro da 1948!

 

6 - Joaquim Jesus Alves, ex-furriel enfermeiro e com o n.º 93 da lista dos combatentes, reside na Amadora.

No dia do seu aniversário – 10 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Ana Maria.

 

7 - José António Paiva Guimarães, ex-soldado condutor e com o n.º 98 da lista dos combatentes, reside em Rio Tinto, Porto.

No dia de seu aniversário – 15 de fevereiro de 2021 – telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fátima. Como os anos passam, teve que ser operado à anca, tema já referido no ano passado. Apenas ficou a “mancar” um pouco, mas ficou bem. O Paiva Guimarães tem 3 filhas a viver com ele. Duas são gémeas: a Susana e a Graça e a mais velha é a Cecília.

 

8 - André Agostinho Correia, ex-soldado atirador do 4.º pelotão e com o n.º 17 da lista dos combatentes, reside na cidade de Yermenonville, França.

No dia do seu aniversário – 15 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Não consegui o contacto, apesar da chamada ser atendida, em língua portuguesa, por uma senhora. O mesmo problema de há dois anos! Tentaremos daqui a uns tempos!

 

9 - Armindo da Conceição Ramos, ex-soldado atirador do 1.º pelotão (mas exerceu funções na equipa de reordenamento da tabanca de Dulombi) e com o n.º 35 da lista dos combatentes, reside na Maia, Porto.

No dia do seu aniversário – 23 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Maria José.

 

10 - Gaspar Almeida Ribeiro, ex-1.º cabo corneteiro (mas exerceu funções de ajudante de vagomestre) e com o n.º 76 da lista dos combatentes, reside em Guimarães.

No dia do seu aniversário – 23 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Lucinda.

 

11 - António Fernando Pinto de Almeida, ex-1.º cabo atirador do 2.º pelotão e com o n.º 25 da lista dos combatentes, reside na Madalena, Vila Nova de Gaia.

No dia do seu aniversário – 25 de fevereiro de 2021 - telefonei-lhe para lhe dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Fernanda.

 

12 - Manuel Joaquim Maciel Fernandes, ex-soldado atirador do 4.º pelotão (mas exerceu funções na Messe) e com o n.º 133 da lista dos combatentes, reside em Matosinhos.

No dia do seu aniversário – 28 de fevereiro de 2021, telefonei-lhe para dar os parabéns, pelas suas 73 primaveras. Está bem de saúde, assim como a sua esposa, D. Angelina. O Maciel deixou de trabalhar no restaurante Proa, pois este fechou definitivamente. Depois, apesar de já estar reformado, foi trabalhar para o restaurante Chalandra, em Matosinhos, como referi no seu aniversário do ano passado. Presentemente está a trabalhar em Francelos, no restaurante e Clube “Parque da Gandra”, que fica perto da Capela de Francelos.

Sem comentários: