domingo, 31 de janeiro de 2010

P148: ESPECIALIDADES NO NOSSO BATALHÃO


Para além daquelas funções fundamentais e lógicas numa estrutura militar, tais como: Apontador de Metralhadora, Atirador, Condutor Auto, Cozinheiro, Enfermeiro, Escriturário, Maqueiro, Mecânico Auto, Mecânico de Armas Ligeiras, Mecânico Radiomontador, Médico, Informações, Operações Especiais, Operador Cripto, Radiotelegrafista, Reabastecimentos, Reabastecimentos de Munições, Sapador, Secretariado, Serviço de Material e Vagomestre, havia outras que completavam a dotação do nosso Batalhão: Capelão (o nosso querido Conceição. Descanse em paz e desculpe aquelas "carvalhadas" que eu proferia, qual teste à sua seráfica capacidade de santidade) e respectivo Auxiliar de Serviços Religiosas, Bate Chapas, Caixeiro, Carpinteiro, Combustíveis e Lubrificantes, Corneteiro, Correeiro (que faria um Correeiro em Galomaro?) e Pintor.
Já agora. Algum de vós saberia que na sede do Batalhão existia um Analista de Águas? E qual era o Furriel de Armas Pesadas da 2700? O Soares, claro!!!
Mas a especialidade que me ficou no coração foi… imaginem: Básico!!! Até porque de básico eles (3) não tinham nada. Querem melhor prova? O Zé Luís. Que seria do Sargento Panóias sem a sua sempre pronta e eficiente colaboração? Que seria de nós sem aquela contagiante boa disposição e aquelas hilariantes macacadas? Que seria de nós sem um “Capitão” á altura para receber os “piras”?
Entretanto, há três especialidades aqui não mencionadas mas que foram fundamentais e disponibilizadas entre os atiradores ou especialistas do nosso grupo. Refiro-me ao Padeiro (Cândido Nunes), ao Professor (Marinho) e aos Pedreiros que puseram de pé o nosso aquartelamento bem como as moranças da população.

Sem comentários: