terça-feira, 9 de agosto de 2011

P245: 10 de AGOSTO 1970 - DIA NEGRO PARA A COMPANHIA

Perfaz, hoje, precisamente, 41 anos que a nossa Companhia viveu um dos dias mais negros da sua história.
Como estarão recordados uma coluna auto-transportada accionou uma mina anticarro perto do Jifim, tendo resultado a morte do Carrasqueira e de 4 milícias. Nesta data curvemo-nos respeitando as suas memórias.

Segue-se um Post, elaborado pelo Ricardo Lemos, através do qual, também este, pretende homenagear os nossos Homens.

OPERAÇÃO "LIGEIROS QUADROS"
Aconteceu no dia 10 de Agosto de 1970, numa patrulha à região de Jifim, na operação designada por “Ligeiros Quadros”. Próximo daquele local foi accionada uma mina anticarro, pelo rodado traseiro de um Unimog 404, por volta das 8H15min, resultando a morte do 1.º Cabo António Carrasqueira e mais 4 milícias, além de vários feridos. Foi o primeiro momento negro vivido pela nossa Companhia e particularmente pelo 2.º pelotão.
Concentração das tropas, junto às casernas, preparando-se para a operação.

  Na direcção de Jifim, à saída do aquartelamento de Dulombi. É bem visível a zona de protecção, limitada por uma vedação de arame farpado seguido de um descampado, com o objectivo de ter uma boa visualização em caso de uma investida do inimigo.

  O estado em que ficou o Unimog 404, depois do accionamento da potente mina anticarro, provocando a morte de 5 soldados, havendo outros tantos feridos.
 O regresso das tropas ao aquartelamento de Dulombi, transportando os mortos e feridos. O desalento e o impacto dos acontecimentos vivido pelos elementos da Companhia 2700, é bem visível no rosto das personagens.
  Depois de se accionar o pedido de ajuda, eis que chegam os helicópteros equipados com meios mais sofisticados para os feridos mais graves e pessoal médico especializado para tal fim, seguindo-se o transporte dos feridos para o Hospital Militar de Bissau.
  Outra imagem da azáfama dos primeiros socorros e transporte para Bissau dos feridos.
  Aspecto do heliporto, depois da partida dos helicópteros com os feridos e mortos.
  Passado algum tempo, organizou-se uma coluna militar fortemente armada, para se deslocar ao local do accionamento da mina anticarro, a fim de recuperar os destroços da viatura minada. Na foto um aspecto da viagem.
Nota do Editor - Embora algumas fotos que faziam parte deste trabalho já tenham sido divulgadas através do livro editado pelo Estanqueiro, pelo seu "peso" tomei a liberdade de as omitir. Sei que o Lemos não penalizará esta minha "censura".


Sem comentários: