domingo, 7 de agosto de 2011

P244: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO PINTO DE ALMEIDA - RICARDO LEMOS

António Fernando Pinto de Almeida, ex-1.º cabo atirador, pertencente ao 2.º pelotão, sob o comando do alferes Barata, mora actualmente na Madalena, Vila Nova de Gaia. Reformado da profissão de tanoeiro, que exercia na empresa Barros Almeida, Companhia de Vinhos, S.A., dedica-se actualmente à agricultura caseira. Presentemente, é presidente da Assembleia-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação do Norte.
Pai de 2 filhos.
Continuamos com o tema proposto no Post 240 e esperamos que a continuidade seja duradoira. O António Almeida gentilmente cedeu algumas das suas “relíquias fotográficas”, para publicação no nosso Blog.
Um abraço do António Almeida para todos os Dulombianos.
O Almeida, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 25 de Fevereiro de 2011.
O Unimog 404 distribuído ao condutor Vieira, avariou. O Vítor mecânico encontra-se ao centro da foto com uma peça na mão a tentar reparar a avaria. O Pedrosa, do 2.º pelotão, encontra-se apoiado no tubo de aspiração de ar do Unimog e, logo á sua frente o "Braga". À frente, da esquerda para a direita, o Teodoro da Cruz Abreu, 2 elementos não identificados abraçados pelo cond. Rodrigues e o António Almeida.

O pequeno-almoço em Dulombi.
Na foto, da esquerda para a direita: o Barros, o Teodoro, o Luís Vasco Fernandes de S. João da Pesqueira, que faleceu devido ao accionamento de uma mina, no dia 5 de Outubro de 1971, um indígena, o furriel Pires, o Almeida, o João Teixeira Pedrosa, todo sorridente, o “professor” e o Meirim.

 Foto tirada em Galomaro, quando a secção do furriel Moniz lá permaneceu durante 5 meses, aproximadamente.
Da esquerda para a direita: o Manuel Rodrigues Oliveira, de Braga, o António Almeida, o José Carneiro Azevedo, de Cabeçudos, o Alfredo Azevedo, o Manuel da Silva Azevedo, de Vila Nova de Famalicão, o Vicente e o Jeremias Granjo de Oliveira, de Soutelo, Chaves, todos do 2º pelotão.
À frente, o Fernandes, de Ponte de Lima.

Foto tirada no heliporto de Dulombi que servia de campo de futsal 
De pé: alferes Barata, Meirim, Fernando Mota e o Manuel Azevedo, de Famalicão.
Á frente: O Carrasqueira, que faleceu devido ao accionamento de uma mina anti-carro, o António Almeida e o Fernando dos Santos Correia, do 1º pelotão, de Santa Maria da Feira.

Rapanço em Galomaro
Apresentamos esta foto, que se apresenta com melhor nitidez do que aquela que é apresentada no Post 103, em que o António Almeida conta este episódio.
Sentados: O Alfredo Azevedo, o José Orlando Vicente, de Lisboa, o furriel Moniz, o Manuel da Silva Azevedo e o António Almeida.
À frente: O Jeremias, o Carneiro Azevedo, o Fernandes, de Ponte de Lima, e o Ribeiro, de Guimarães.

Execução do heliporto na sua fase inicial.
Da esquerda para a direita: o Firmino Correia da Rocha, de Castelo de Paiva, o Manuel Azevedo, o Almeida, de tronco nu, manuseando a betoneira, o Vaquinhas, o Vítor Barroso Veras, de Montalegre, com a pá na mão é o Pedrosa, por fim um elemento de bigode, Queiroz Fernandes.

NATAL DE 1970
No Natal do longínquo ano de 1970, realizou-se uma pequena festa de variedades em Galomaro. Na foto, visualiza-se o Comandante do Batalhão de Caç. 2912, tenente-coronel Hugo Vasconcelos a agradecer a presença dos artistas e, com certeza, desejando umas Festas Felizes a todos os elementos do Batalhão assim como aos seus amigos e familiares.
Artistas: à esquerda a cantora Isabel e o acordeonista Tino Costa que ainda hoje se mantém no activo. Ao centro, a cantora Eva Maria. À direita o Fernando Correia, conhecido jornalista e comentador desportivo.

O António Almeida, posando com a metralhadora ligeira HK 21, no abrigo n.º 3















Sem comentários: