quarta-feira, 21 de setembro de 2011

P257: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO FIRMINO ROCHA

          Firmino Correia da Rocha, ex-soldado atirador do 2.º pelotão, sob o comando do alferes Barata, mora na Cerca, Castelo de Paiva.

Trabalhou na Alemanha, exercendo a profissão de pedreiro, desde 1973 até 1994. Regressando a Portugal, tornou-se agricultor-proprietário de uma quinta com 2,7 hectares de vinha e ainda cultiva em muitos outros hectares, milho, além de possuir outros terrenos com mato e arvoredo.

É pai de 3 filhos e avô de 4 netos.

Continuamos com o tema proposto no Post 240 e esperamos que a continuidade seja duradoura. O Firmino gentilmente cedeu algumas das suas “relíquias fotográficas” para publicação no nosso Blog.

Um abraço do Firmino para todos os Dulombianos.
O Firmino, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 14 de Maio de 2011.


2011
1971

Interessante imagem onde se visualiza o nosso capitão Carlos Gomes a dar instruções ao cozinheiro. O Firmino Rocha aparece atrás do Mestre… lá no fundo. À volta da sertã encontram-se o Barreiros, Mestre, Terraço e Carneiro Azevedo.
Parece-me que estamos na presença da preparação de um bom petisco. 

 Eis uma rara imagem do início da construção do heliporto.
           O Firmino encontra-se à direita da foto, com uma camisola branca com cava. Ao centro, recolhendo dados, o apontador parece-nos ser o Judeu.
A pista tinha 525 m2 (25X25) e as juntas de dilatação eram de cortiça. Este heliporto foi baptizado "Heliporto Carlos Gomes" mas quando as instalações definitivas foram inauguradas pelo Spínola, este deu instruções à 3491 para substituirem a placa já que na sua perspectiva só teria direito a ser perpetuado quem tivesse morrido na Guiné. 

 O Firmino com uma criança ao colo, que faleceu pouco tempo depois, devido a doença.
Ao seu lado está a mãe do menino, mulher-grande de Dulombi.

 Mais uma foto tirada no restaurante Pato, em Bafatá.
     Visualizam-se o Jerónimo Teixeira, enfermeiro Cunha,  furriel Lemos,  furriel Moniz, furriel Soares, Ventura e Firmino Rocha.

AGORA SEGUEM-SE AS ACTUAIS RELÍQUIAS DO FIRMINO. O "ENCOSTA DA CERCA".

 A todos os camaradas e amigos que desejarem um vinho de qualidade, o Firmino vende-o, ao garrafão, por 6,50 euros. A marca do vinho regional produzido na sua quinta é ENCOSTA DA CERCA. Telefone da Empresa: 255 698 410. 
  
E para que não haja dúvidas, apresentamos algumas belas imagens da produção do seu precioso néctar, no lugar da Cerca, freguesia de S. Martinho de Sardoura.

 As vindimas e as uvas

As cubas

 O armazém-adega 

 O vinho regional a 6,50 euros o garrafão

E quem se deslocar à sua Adega para adquirir o precioso néctar, para além da cativante cordialidade do Firmino, poderá, também, desfrutar de paisagens como estas: 






1 comentário:

Luís Dias disse...

Caros Camaradas

Mais uma série de fotos históricas para vocês e também para a CCAÇ3491. De facto, a foto sobre a construção do heliporto é estupenda. Desconhecia que as juntas eram de cortiça e de facto tivemos que alterar o nome do heliporto para heliporto do Dulombi, em virtude do que aqui é referido, ou seja após a inauguração do quartel pelo Comandante-chefe, General António de Spínola, em Abril de 1972, aplaca foi alterada para heliporto do Dulombi.
Luís Dias