quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

P283: VISITA AO ADRIANO SILVA - RICARDO LEMOS

          Adriano Pinho da Silva, conhecido na Companhia pela alcunha de "Arouca", ex-soldado atirador pertencente ao 4.º pelotão, sob o comando do alferes Barros, mora no lugar de Quintela, freguesia de Chave (Chave é uma freguesia do Concelho de Arouca, encontrando-se numa das encostas mais suaves da Serra da Freita. A Serra da Freita é um ponto alto de Portugal Continental, com 1.085 metros de altitude máxima (pico de São Pedro Velho). Dois dos seus atractivos naturais são a queda de água da Frecha da Mizarela




e as Pedras Parideiras. Esta serra é um paraíso fotográfico no qual vale bem a pena aproveitar o nascer do sol assim como os deliciosos fins de tarde no Outono, no qual tornam a vegetação dourada. As suas aldeias típicas (por exemplo Albergaria da Serra) são um marco na serra sendo portanto um ponto obrigatório).

O Adriano Silva ainda se encontra no activo, tendo como profissão a arte de serralheiro-mecânico.

Tem duas filhas e duas netas.

Um abraço do Adriano Silva para todos os Dulombianos.

O Adriano, com as suas 63 primaveras, comemoradas no dia 9 de Outubro de 2011.

1970







2011





Os dois “Aroucas” da Companhia 2700. O Carlos Santos do 3.º pelotão e o Adriano Silva do 4.º pelotão.


"O centro de Arouca, vila da Grande Área Metropolitana do Porto."


A Rainha Santa D. Mafalda e o seu túmulo, que se encontra no Mosteiro de Arouca.

Era filha de D. Sancho I, irmã de D. Afonso II e neta de D. Afonso Henriques. Morreu em Arouca em 1256. O seu corpo foi achado incorrupto em 1616, tornando-se conhecida entre o povo como a “Rainha Santa”. O seu túmulo é em ébano, cristal, bronze e prata, de arte sacra, contendo o corpo intacto da princesa, tendo direito a altar próprio, situado no Mosteiro de Arouca.
Portanto, caros amigos, quando forem a Arouca, não se esqueçam de visitar os “Aroucas” que, para além da cativante cordialidade do Carlos e do Adriano, poderão também desfrutar das belas paisagens da Serra da Freita e visitar o belíssimo Mosteiro de Arouca.

O Adriano Silva é um poeta do Povo, e não perde uma oportunidade para dizer uns versos no meio de uma conversa amena. E fez questão de dedicar estes versos do seu tempo de tropa a todos os colegas do seu pelotão.
Lá vai:

Amigos, meus caros irmãos
A minha vida vos vou contar
Principalmente a minha sorte
Enquanto eu fui militar

No primeiro dia que lá cheguei
Ao meu Primeiro me apresentei
Pega duas rações e duas mantas
Faz a tua cama que na caserna já tens tantas

Eu então fui fazer a minha cama
Junto dos meus companheiros
Mas nenhum conhecia
Parecia-me todos estrangeiros

No outro dia seguinte
Tocou cedo a alvorada
Põe-te a pé, óh “galucho”
Senão vai cinturada


Sem comentários: