segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

P281: RELÍQUIAS FOTOGRÁFICAS DO JOSÉ BARBOSA

          José Augusto Gomes Barbosa, ex-soldado atirador, pertencente ao 3.º pelotão, sob o comando do alferes Ravasco, mora em Guizande. (Guizande é uma freguesia do concelho de Braga, com 2,38 km² de área e 1200 habitantes. É uma freguesia tipicamente rural, talvez a mais rural do concelho, pois preserva uma paisagem tipicamente minhota rural. Situa-se num pequeno vale entre o monte do Penedo das Letras (468m) e o monte das Lages (355m). Ironicamente esse vale situa-se precisamente entre os quatro concelhos mais desenvolvidos do Distrito de Braga, Braga (a que pertence), Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Barcelos).

O José teve um AVC há 4 anos mas, felizmente, recuperou bem.
Também sofreu um grande desgosto com a morte da sua filha mais velha, já com a idade de 24 anos, devido a uma pancreatite aguda. Aconteceu na década de 90.

O José Barbosa encontra-se na situação de reformado desde os 57 anos de idade, tendo tido a profissão de empregado têxtil.

Tem duas filhas e dois netos.

Um abraço do José Barbosa para todos os Dulombianos.

O José Augusto Gomes Barbosa, com as suas 62 primaveras, comemoradas a 7 de Dezembro de 2010.


1971







2011




Accionamento da mina A/C perto do poço da água
Aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 1971.
O Unimog 404 conduzido pelo Domingos Ferreira, de Braga, falecido no hospital de Braga, no ano de 1999, por doença, accionou uma mina A/C perto do poço da água. Estavam de serviço de reabastecimento o condutor referido, assim como o José Barbosa e outro elemento não lembrado, que seguiam na parte da frente da viatura, assim como os soldados José Dias de Sousa e António Vasconcelos Guimarães, que faleceram devido ao accionamento da mina, e que se encontravam na caixa do Unimog, junto à moto-bomba e dos bidões de abastecimento.
A equipa de reabastecimento já tinha efectuado dois carregamentos à Companhia e, pela 3ª vez que procederam ao enchimento dos bidões de 200 litros, e já no regresso à Companhia, o condutor Braga deixou o Unimog “desligar-se”. Accionado novamente o motor de arranque, o Unimog conduzido pelo “Braga” andou uns centímetros, passou por cima de umas raízes, e o rodado traseiro accionou a mina A/C.
Os três elementos que seguiam na frente da viatura foram projectados, sem sofrerem qualquer ferimento, e os dois soldados que seguiam atrás, atingidos pelos estilhaços provocados pelo rebentamento da mina mesmo por baixo dos seus corpos, não resistiram aos graves ferimentos.
O José Barbosa lembra-se que se pôs em fuga no sentido contrário à direcção de Dulombi, e só passado algum tempo, é que se apercebeu da situação, e voltou para trás, encontrando já camaradas seus da Companhia, entretanto chegados ao local do acidente, para prestarem os primeiros socorros ás vítimas.


José Augusto Gomes Barbosa


José Barbosa escrevendo às madrinhas de guerra


Manuel Gonçalves da Costa “O VILA POUCA”


Foto do José Barbosa tirada a 24-05-1970


Coluna de reabastecimento a Dulombi, já na picada de regresso à Tabanca. Na imagem visualiza-se um Unimog transportando varões de ferro e “verguinhas”, materiais aplicados na construção das casernas e outras estruturas.


Casamento indígena em Dulombi: O noivo transporta a sua noiva embrulhada num tecido branco, às costas. (Usos e costumes de Dulombi). Na zona central reconhece-se o Cândido Nunes, Ferreira, Maciel e Rosa.


Postal de 15-12-1970
Composições feitas pelo furriel Estanqueiro e usadas nas datas festivas


Sem comentários: